terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Jogos do JClic

Os jogos que se seguem foram elaborados em grupo, no programa JClic. Estes jogos têm como tema a Educação Ambiental e surgiram de uma proposta de trabalho através da qual se pretendia conceber uma gama de jogos com potencialidades educativas.

Da exploração deste programa, por parte do grupo, resultaram oito jogos, contudo, por questões de carácter educativo, apenas cinco serão publicados.

Estes jogos estão direccionados ao público infantil, mais precisamente às crianças que frequentam o 1.º Ciclo do Ensino Básico, uma vez que exige das crianças a capacidade de leitura de textos e de escrita.

Para ter acesso aos jogos basta clicar em cima da seguinte palavra "jogos".

Imagem retirada de: Junta de Andalucia

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Recensão Crítica

A recensão crítica apresentada de seguida foi elaborada em grupo e teve como objectivo a sistematização de conclusões sobre o tema Literacias e Cidadanias, dado em aula. O texto apresentado parte da leitura e análise de cinco artigos relacionados com a temática acima referida, através do quais nos foi possível uma maior consciencialização do papel fundamental do profissional de educação no que diz respeito a uma sociedade mais justa e igualitária no acesso e utilização das TIC.

"Posto isto, defendemos que a escola não deve negar a existência das TIC nem das suas potencialidades, devendo sim disponibilizar aos seus alunos todos os meios que lhes permitam desenvolver-se neste sentido, caso contrário, a escola só estará a negar aos seus alunos o acesso a aprendizagens importantes, bem como o próprio acesso às TIC, com as quais estes terão de se envolver, mais tarde ou mais cedo, dado que estas são uma realidade inegável e decisiva para o desenvolvimento pessoal e colectivo. Assim sendo, no nosso entender, a Escola e o professor detêm um papel decisivo na promoção de uma sociedade mais justa e competente, que passa obrigatoriamente por uma igualdade social no que diz respeito ao acesso e utilização das Novas Tecnologias".

O texto que se segue foi revisto pelo grupo, após a correcção da Professora Helena Camacho.

Nota de boas-vindas!

Bem-vindos ao nosso blogue!


Este blogue tem como objectivo reunir um conjunto de materiais suportados por informação teórica que corroborem a pertinecia da utilização das TIC no processo ensino-aprendizagem, em geral, e da Língua Portuguesa em particular.

Segundo teorias construtivstas a sala de aula deve ser um tempo e um espaço em que a apendizagem seja significativa para o aluno, sendo que esta deve partir dos interesses do mesmo. Deste modo, a perspectiva construtivista defende uma escola que acompanhe as mudanças sociais, tecnológicas, éticas e comportamentais da sociedade. Neste sentido, será errado negar a realidade quotidiana em que os novos media surgem permanentemente nas nossas vidas e nas vidas das nossas crianças. Assim sendo, torna-se essencial incluir esta nova realidade dos processos educativos, por forma a desenvolver alunos mais competentes e autónomos.

A criação deste blogue partiu de uma proposta de trabalho da Unidade Curricular de Língua Portuguesa e TIC (LPTIC), que surge no sentido do que referimos anteriormente. Deste modo, é urgente que os profissionais de Educação se consciencializem da mais-valia que as Novas Tecnologias trazem aos processos educativos, para que as possam utilizar na plenitude das suas potencialidades.
Através da criação deste blog, por exemplo, é possível desenvolver competências de leitura e escrita, que de outro modo se tornariam fastiosas de adquirir.

A informação publicada neste blogue segue uma sequência lógica que o grupo, baseado no programa da Unidade Curricular, pensa ser a mais apropriada. Assim, iremos publicar os trabalhos escritos e o material desenvolvido na aulas práticas consoante a ordem cronológica da sua realização.

Imagem retirada de: A.E.C.