segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Nota de boas-vindas!

Bem-vindos ao nosso blogue!


Este blogue tem como objectivo reunir um conjunto de materiais suportados por informação teórica que corroborem a pertinecia da utilização das TIC no processo ensino-aprendizagem, em geral, e da Língua Portuguesa em particular.

Segundo teorias construtivstas a sala de aula deve ser um tempo e um espaço em que a apendizagem seja significativa para o aluno, sendo que esta deve partir dos interesses do mesmo. Deste modo, a perspectiva construtivista defende uma escola que acompanhe as mudanças sociais, tecnológicas, éticas e comportamentais da sociedade. Neste sentido, será errado negar a realidade quotidiana em que os novos media surgem permanentemente nas nossas vidas e nas vidas das nossas crianças. Assim sendo, torna-se essencial incluir esta nova realidade dos processos educativos, por forma a desenvolver alunos mais competentes e autónomos.

A criação deste blogue partiu de uma proposta de trabalho da Unidade Curricular de Língua Portuguesa e TIC (LPTIC), que surge no sentido do que referimos anteriormente. Deste modo, é urgente que os profissionais de Educação se consciencializem da mais-valia que as Novas Tecnologias trazem aos processos educativos, para que as possam utilizar na plenitude das suas potencialidades.
Através da criação deste blog, por exemplo, é possível desenvolver competências de leitura e escrita, que de outro modo se tornariam fastiosas de adquirir.

A informação publicada neste blogue segue uma sequência lógica que o grupo, baseado no programa da Unidade Curricular, pensa ser a mais apropriada. Assim, iremos publicar os trabalhos escritos e o material desenvolvido na aulas práticas consoante a ordem cronológica da sua realização.

Imagem retirada de: A.E.C.

Sem comentários:

Enviar um comentário