A recensão crítica apresentada de seguida foi elaborada em grupo e teve como objectivo a sistematização de conclusões sobre o tema Literacias e Cidadanias, dado em aula. O texto apresentado parte da leitura e análise de cinco artigos relacionados com a temática acima referida, através do quais nos foi possível uma maior consciencialização do papel fundamental do profissional de educação no que diz respeito a uma sociedade mais justa e igualitária no acesso e utilização das TIC.
"Posto isto, defendemos que a escola não deve negar a existência das TIC nem das suas potencialidades, devendo sim disponibilizar aos seus alunos todos os meios que lhes permitam desenvolver-se neste sentido, caso contrário, a escola só estará a negar aos seus alunos o acesso a aprendizagens importantes, bem como o próprio acesso às TIC, com as quais estes terão de se envolver, mais tarde ou mais cedo, dado que estas são uma realidade inegável e decisiva para o desenvolvimento pessoal e colectivo. Assim sendo, no nosso entender, a Escola e o professor detêm um papel decisivo na promoção de uma sociedade mais justa e competente, que passa obrigatoriamente por uma igualdade social no que diz respeito ao acesso e utilização das Novas Tecnologias".
O texto que se segue foi revisto pelo grupo, após a correcção da Professora Helena Camacho.
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Recensão Crítica
Etiquetas:
Cidadanias,
Literacias,
LPTIC,
Recensão Crítica
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário