segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

"A história do Zé Tucano" - Filme produzido no Photo Story da Microsoft

A criação de um filme exige por parte do autor ou dos autores a mobilização de várias competências, tais como: o domínio das Novas Tecnologias e a da escrita. Dominar estas competências parecia ser bastante fácil, contudo, tal não se sucede.

A escrita é fenómeno cultural bastante complexo que exige por parte do indivíduo técnica, rigor e disciplina. Deste modo, um indivíduo só conseguirá produzir um texto escrito se primeiro aprender e desenvolver esta competência.

Estas características da produção escrita foram abordadas em aula e possibilitaram-nos modificar a nossa percepção acerca da mesma. Deste modo, quando realizámos a nossa narrativa, verificámos o quanto difícil é a produção escrita, pois para além do domínio da técnica era também necessário demonstrar criatividade.

Neste caso particular foi-nos pedido que realizássemos uma narrativa criativa. A narrativa é um relato de acontecimentos, onde é exposto um universo constituído por personagens e eventos reais ou imaginários que estão situados no tempo e no espaço. Salientamos ainda o facto de a narrativa respeitar um encadeamento discursivo.

Após abordagem das competências de escrita com a professora Helena Camacho foi-nos proposto pela docente Rosário Rodrigues a construção de uma história utilizando o programa Photo Story da Microsoft, que fora explorado em aula.

O tema escolhido para o nosso filme foi o Ambiente, de modo a dar continuidade ao projecto JClic que fora desenvolvido, anteriormente, no âmbito da Educação Ambiental. Assim, foi nossa intenção desenvolver um filme que pudesse abordar aspectos que não foram mencionados na bateria de jogos do JClic, mas que achávamos que eram importantes referir, como por exemplo: os fogos postos e a construção de estradas.

O filme que se segue é direccionado ao público infanto-juvenil, nomeadamente ao 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Este filme possui banda sonora, por isso não se esqueça de ligar o som.



Sem comentários:

Enviar um comentário