domingo, 17 de janeiro de 2010

Limites e possibilidades das TIC na educação - Guilhermina Lobato Miranda

“Será ainda preciso pensar as tecnologias não como “apêndices” das restantes actividades curriculares, um prémio que se dá aos alunos bem comportados ou um “tique” insólito de alguns docentes, mas como um domínio tão ou mais importante que os restantes que existem nas escolas. Só assim se conseguirá generalizar o uso das tecnologias no ensino.”
Guilhermina Lobato Miranda

MIRANDA, Lobato Guilhermina (07-05-2007). “Limites e possibilidades das TIC na educação” in sísifo/Revista de Ciências da Educação nº3. Issn- 1649 – 4990. Disponível em http://sisifo.fpce.ul.pt/pdfs/sisifo03PT03.pdf

Consideramos importante referenciar este artigo no nosso blogue, uma vez que ambos encerram em si a problematização da utilização das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação tendo o primeiro uma abordagem da temática que consideramos bastante pertinente neste contexto.

Gostaríamos de salientar e comentar, com base nas aprendizagens adquirias, algumas das reflexões apresentadas, assim sendo, iniciaremos com uma das principais ideias que consideramos fundamentais quando se fala na integração das novas TIC em contexto educativo, “A investigação tem demonstrado que a estratégia de acrescentar a tecnologia às actividades já existentes na escola e nas salas de aula, sem nada alterar nas práticas habituais de ensinar, não produz bons resultados na aprendizagem dos estudantes (cf. De Corte, 1993; Jonassen, 1996; Thompson, Simonson & Hargrave, 1996, entre outros). Esta tem sido, contudo, uma das estratégias mais usadas.

Como futuras profissionais de educação consideramos fundamental tomar consciência que as TIC apenas detém potencial educativo quando utilizadas convenientemente e com objectivos pedagógicos, e não como adorno para o que já é velho e ultrapassado, tal como refere António Dias de Figueiredo, num artigo que tivemos a oportunidade de analisar.

Assim como refere a autora do artigo a que nos reportamos neste texto, “Considera-se que a introdução de novos meios tecnológicos no ensino irá produzir efeitos positivos na aprendizagem, porque se pensa que os novos meios irão modificar o modo como os professores estão habituados a ensinar e os alunos a aprender.” Contudo é importante salientar que as aprendizagens proporcionadas apenas serão de facto significativas quando o docente enquadrar o recurso às novas TIC em metodologias de ensino de efectiva qualidade, sendo, para tal, fundamental que este desenvolva o seu sentido crítico em relação a este “novo” recurso, seleccionando e promovendo experiências aos seus alunos que os conduzam a uma evolução e aprendizagem que culminará na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis do mundo que os rodeia.

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