sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

O panda

Através do programa Photo Story da Microsoft produzimos um pequeno filme de imagens estáticas, o qual titulámos de "O panda".

O filme em questão surgiu a partir de uma primeira experiência que o grupo teve com este programa que, por sua vez, lhe era totalmente desconhecido. Deste modo, “O panda” foi o nosso primeiro projecto concebido no programa Photo Story.

Salientamos ainda que o tema deste filme foi comum a todos os grupos de trabalho da Unidade Curricular Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, pois o objectivo primordial desta actividade passava essencialmente pela exploração do programa Photo Story, de modo a averiguar as suas potencialidades e limitações.

A nível das potencialidades descobrimos que este programa permite recorrer a uma ferramenta que achamos muito importante: a legendagem. A leitura das legendas de um filme é uma capacidade que não deve ser menosprezada, pois este tipo de texto exige por parte do leitor uma boa fluência na leitura, devido à rapidez que o texto surge no ecrã.

Ao explorarmos este programa encontrámos uma outra potencialidade a possibilidade de organizar e alterar as imagens do filme. Através da organização das imagens é possível desenvolver e trabalhar o pensamento narrativo, ou seja, quando se estabelece uma determinada sequência de imagens estamos a estruturar o pensamento e a própria narrativa. Deste modo, salientamos que a possibilidade de alterar a sequência e as próprias imagens permitem que a história possa sofrer as alterações necessárias para que o autor obtenha o produto final desejado. Ao trabalhar com programa Photo Story o indivíduo poderá também desenvolver a sua capacidade de imaginação e de criatividade.

Relativamente às limitações o grupo apenas destaca o facto de não poder visualizar o filme ao longo da sua produção, pois para a sua visualização é necessário efectuar determinados passos que obriga o utilizador a avançar e retroceder no seu projecto desnecessariamente. Na nossa opinião, esta limitação veio condicionar o ritmo de produção do grupo.

Quando visualizar o filme não se esqueça de ligar as colunas, uma vez que este contém banda sonora.



Sem comentários:

Enviar um comentário