segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A polémica do “Magalhães”

O computador portátil “Magalhães” tem sido alvo de uma grande polémica, alguns consideram que é a jóia do ensino actual, outros afirmam que é um elemento destabilizador que irá desgraçar o ensino português.
Na nossa opinião, o computador portátil “Magalhães” é mais benéfico do que prejudicial, desde que seja devidamente utilizado em contexto de sala de aula. Isto é, desde que seja utilizado com uma intenção educativa. Deste modo, acreditamos que o computador “Magalhães”, no contexto de sala de aula no 1.º Ciclo do Ensino Básico, é uma mais-valia para o ensino-aprendizagem, nomeadamente no âmbito do ensino do Português.

Normalmente as criticas que surgem, ao computador “Magalhães”, são bastante negativas. Actualmente, cremos que é importante desmitificar entre os docentes e entre os futuros docentes a ideia de que o “Magalhães” veio prejudicar o ensino da Língua Portuguesa no 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como a ideia de que a presença de vários computadores numa sala de aula é propícia a que haja uma dispersão da atenção por parte das crianças. Não concordamos com estas ideias, pois acreditamos que este computador permite incentivar a criança para a aprendizagem da Língua Portuguesa, e que possibilita obter melhores resultados e mais produção nos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

De seguida, apresentamos alguns dos benefícios que os Formadores do Programa Nacional de Ensino Português do 1.º Ciclo do Ensino Básico (PNEP) da Escola Superior de Educação (ESE) de Setúbal, mencionaram no seminário “ArTICular 09 – arTICular e partilhar perspectivas”, que ocorreu no dia 4 de Julho de 2009, na Escola Secundária Augusto Cabrita, no Barreiro, sobre a utilização do computador “Magalhães” no contexto de sala de aula.

Segundo o PNEP, o uso do “Magalhães” permite aos alunos aumentar a sua produtividade nos trabalhos de sala de aula, quer individualmente quer em grupo. Ainda segundo o PNEP, o “Magalhães” faculta um importante apoio ao estudo, pois, permite, por exemplo, aos alunos aceder a diferentes conteúdos através de pesquisas na internet, ou ainda, que este funcione como um incentivo à leitura, através de aplicações como o PowerPoint. Assim sendo, o PNEP considera que o “Magalhães” veio aumentar, tanto quantitativamente como qualitativamente, a produção, a organização e a cooperação dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Após a nossa participação neste evento e com os conteúdos leccionados em aula, verificámos que o computador “Magalhães” pode ser um bom instrumento didáctico, desde que sejam utilizados com um propósito educativo. Portanto, o recurso às Novas Tecnologias no contexto escolar não deve ser utilizada como um adorno, mas sim com uma finalidade educativa bem estruturada e reflectida, que permita à criança adquirir competências linguísticas importantes através de um instrumento que a cativa e a incentiva para a aprendizagem.

Imagem retirada de: Blog Eco-Freixinhos

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