domingo, 17 de janeiro de 2010

A mensagem publicitária

No nosso quotidiano somos constantemente “bombardeados” por mensagens publicitárias. Deste modo, achámos interessante pesquisar e aprofundar os nossos conhecimentos sobre este tipo de mensagem.

A mensagem publicitária deverá, em primeiro lugar, informar o público sobre o produto e as suas principais propriedades, devendo levar o consumidor a sentir necessidade de adquirir aquele determinado produto. Deste modo, as técnicas publicitárias devem provocar no consumidor “falsas necessidades”.

Para atingir a sua finalidade a mensagem publicitária terá de percorrer determinadas etapas, deste modo, o anúncio deverá:

A – Captar a atenção;
I – Despertar o interesse;
D – Criar o desejo;
M – Levar à memorização;
A – Levar à acção.

Um elemento fundamental na mensagem publicitária é o slogan, pois deverá condensar a mensagem da publicidade. Este deverá ser curto, incisivo, interessante e imaginativo.

Para além disso, a mensagem veiculada só será eficaz se utilizar correctamente a cor, a imagem, o som e o movimento.

Na nossa opinião, a mensagem publicitária tem um forte impacto na vida das pessoas, pois condiciona muito as escolhas que poderão realizar em relação ao que consumir e ao como agir. Assim, não nos podemos esquecer que para além de a mensagem publicitar levar à necessidade de consumir um determinado produto, esta também poderá ser de ordem ideológica, como por exemplo, as campanhas da Luta Contra a SIDA, que têm como objectivo modificar as mentalidades e os comportamentos dos receptores, de modo a baixar os níveis de discriminação e de pessoas infectadas com VIH.

Concluímos, que é essencial abordar a questão da publicidade dentro da sala de aula, para que se possa trabalhar esta tipologia textual, que é, na nossa opinião, bastante rica a nível linguístico e figurativo. Esta nossa opinião baseia-se no facto de a mensagem publicitária se apoiar muito no recurso às rimas e aos jogos de palavras, ao uso de figuras de estilo, ao recurso de imagens “originais" e de músicas atractivas (se for o caso), entre outros exemplos.

Imagem retirada do seguinte web site:
http://www.meiosepublicidade.pt/wp-content/uploads/2008/11/gads.jpg

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