sábado, 2 de janeiro de 2010

"O Romance da Raposa" - Aquilino Ribeiro

"Havia três dias e três noites que a Salta-Pocinhas - raposeta matreira, fagueira, lambisqueira - corria os bosques, farejando, batendo mato, sem conseguir deitar a unha a outra caça além duns míseros gafanhotos, nem atinar com abrigo em que pudesse dormir um soninho descansado.".

Este pequeno excerto foi retirado da obra O Romance da Raposa do escritor português Aquilino Ribeiro. Esta pequena transcrição faz parte do início desta obra.

Decidimos partilhar convosco um pouco desta obra, por acharmos que seria uma mais-valia partilhar com o mundo a riqueza que esta obra oferece a nível linguístico, nomeadamente a rima e a forte musicalidade que esta detém.

Ao pesquisarmos sobre esta obra encontrámos um website muito interessante, que contém um audiobook deste livro. O website em questão pertence ao Estúdio Raposa e para acede-lo basta clicar aqui.

Na nossa opinião, este audiobook está muito bem concebido e possui muita qualidade, podendo, inclusivamente, ser apresentado às crianças.

Para além deste website, encontrámos um blogue que aborda o sucesso que foi a adaptação desta obra para a televisão, neste caso particular para animação. O blog em questão intitula-se Desenhos Animados e apresenta informação sobre o autor da obra, a série televisiva, a história, as personagens da obra e a nova versão existente no mercado em Banda Desenhada da autoria de Artur Correia.

Para aceder ao blogue Desenhos Animados clique aqui.

Imagem retirada de: RTP

2 comentários:

  1. este blog é fixe. eu já li o romance da raposa e não o percebi muito bem. podem pôr um resumo do livro neste blog para eu poder perceber malhor? espero que sim. também podiam pôr uma lista de todas as personagens, e caracterisalas. isso faria com que muito mais pessoas aqui viessem e comentaçem.

    ResponderEliminar